HISTÓRIA DO TEATRO



Pode-se afirmar que as primeiras representações aconteceram já na idade da pedra, pois o caçador, ao voltar do trabalho, como ainda hoje, tinha interesse em contar suas aventuras para os amigos, e como ainda não haviam desenvolvido a linguagem, encenavam os fatos ocorridos.


Porém, para ser mais científico, a peça mais antiga que se conhece é um drama religioso egípcio escrito em 3200 a.C., que relata a história do assassinato do deus Osíris por seu irmão Seth. O texto dessa peça, escrito num papiro, foi descoberto por arqueólogos em Luxor, no ano de 1895. Contudo, os espetáculos teatrais surgiram sobretudo na Grécia. Lá o teatro floresceu graças à genialidade dos seus dramaturgos que contavam histórias de seus mitos, representadas em espaços parecidos com os teatros de hoje. As máscaras que simbolizam o teatro vêm daquela época, pois as mulheres gregas, por não serem consideradas cidadãs, não podiam encenar e o homem tinha que fazer os dois papéis.


Já na Idade média surgem os famosos Saltimbancos, aquelas companhias que iam de cidade em cidade apresentando suas peças. Eles nos lembram os poucos circos que ainda hoje existem.


Como a representação sempre esteve presente na história da humanidade, pode-se prever facilmente a rica arte que temos hoje: ópera, teatro-dança, teatro de rua, os musicais, teatro de bonecos e ainda os nossos teatros populares ou comunitários. Mas como não queremos exaurir todo o conteúdo da história do teatro, e nem podemos neste pequeno espaço, vamos ao que interessa.



Share on Google Plus

Sobre bruno

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial